Início » Colóquios » Sinais de Alerta no Período Neonatal

Sinais de Alerta no Período Neonatal

Por Dra. Míriam Ribeiro de Faria Silveira

Presidente do Depto. Saúde Mental da SPSP

imagemMiriam1

Cuidar de um recém-nascido não é uma tarefa fácil!

O período que vai desde o nascimento até vinte e oito dias, período neonatal, envolve uma série de cuidados com a criança e alterações no ambiente e rotina familiar, que os pediatras e cuidadores precisam conhecer e estar em alerta.

Em uma chamada anterior, neste site, a Dra. Renata Mascarenhas elencou uma série de sinais e alertas clínicos muito importantes que estarão na pauta das discussões do colóquio.

Venho aqui reforçar que não percam este colóquio, pois chamaremos a atenção para a Saúde Mental dos recém-nascidos.

Saúde Mental de Recém-Nascidos?

Estranho?

Venha discutir conosco como as relações precoces entre os bebês e sua mãe e família também precisam ser conhecidas e valorizadas.

Através da observação destas relações podemos detectar e intervir de forma psicoprofilática no desenvolvimento das crianças.

– O bebê tem um nome e é chamado por este nome?

– É o primeiro filho da família?

-Nasceu do sexo que os pais queriam?

– A mãe olha o bebê nos olhos?

– A mãe conversa com o bebê e fala dele como sendo uma pessoa?

– O bebê se movimenta e responde ao ouvir a voz dela?

Nós pediatras somos os primeiros a ver tudo isto, se estivermos cientes do quanto isto é importante!

Textos relacionados:

https://paulistapediatria2013.wordpress.com/2013/02/25/quais-os-sinais-de-alerta-no-recem-nascido/


1 Comentário

  1. O desenvolvimento físico e mental da criança, desde suas primeiras horas de vida, sua inserção na família e sociedade, são realmente muitíssimo importantes para prevenção de muitos males físicos e mentais. Por isso, é importante que o pediatra conheça não só o desenvolvimento físico, mas também o desenvolvimento psicossocial de seus pacientes.

O que você achou? deixe suas dúvidas, ou comentários!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Mais artigos

1° dia do Congresso Paulista de Pediatria 13° congresso Paulista de Pediatria; desconto congresso Adolescente Adolescência Adriana Mazzoni Aleitamento Materno atendimento ao adolescente banco de leite BLH Cirurgia pediátricia Conferências conferências congresso congresso congresso paulista congresso paulista de pediatria Congresso Paulista Pediatria Congressos SP 2013 crise curso de pressão arterial curso de transporte de recém-nascido curso pré-congresso pediatria curso sobre acções cirúgicas Cursos Pré-congresso Departamento de Saúde Mental da SPSP dificuldades na cirurgia doenças em crianças doenças graves em recém-nascido Dra. Lucia Bricks Eliana Guidoni Evento SPSP ferreira Fotos congresso Gripe Gripe Suína HAS na Criança hipertensão Influenza A inscri inscrições para o congresso paulista de pediatria Livros SPSP Lucia Coutinho medida de pressão Medida de pressão arterial na infância Miram Silveira morte por influenza nefrologia Neonatal neonatologia Novas Publicações Odontopediatria paulista pediatria 2013; desconto Pediatria ponto e contraponto Pressão arterial em criança recém-nascido Recém-nascido; colóquios; congresso; sinais de risco recém-nascido de muito alto risco rede internacional de leite Saúde Mental saúde mental dos recém-nascidos Saúde Oral Saúde Oral da Criança e do Adolescente Segurança Infantil Sinais de alerta em recém-nascido sinais de doenças em crianças São Paulo Série Atualizações Pediátricas TDAH teste do coraçãozinho teste neonatal Transporte do Recém-nascido tubo Vacina Influenza vada valva
%d bloggers like this: