Início » Artigos » De todas as fases, a adolescência

De todas as fases, a adolescência

Como todas as fases da vida, a adolescência é uma fase de particularidades. É um período de transição entre a infância e a fase adulta, por isso, é normal que seja um tanto conturbado. “As alterações físicas, próprias da puberdade, as mudanças psicológicas inerentes à adolescência e as influências externas, como a família, amigos e escola são os fatores que se somam para transformar o ser adolescente em um turbilhão de inconstância”, como define Maria Cristina Griffa em seu livro Chaves para o Desenvolvimento Tomo 2.

O ser adolescente busca, num mundo que se torna incerto, definir sua personalidade, o que o leva, algumas vezes, a se rebelar. Ao mesmo tempo em que discorda dos deveres e dos limites impostos pela sociedade, se torna inseguro do seu corpo, das suas vontades, dos seus sonhos e desejos e, por isso, procura, incessantemente, ser aceito por um determinado grupo.

Assim, são muitas as características próprias e intensas que passam com o tempo: a música alta, as roupas estilizadas, a maquiagem forte, as gírias, as baladas, as paixões, os filmes, os esportes radicais, os jogos etc. Outras, porém, estão carregadas de perigos e trazem preocupações aos pais: as drogas, o álcool, a violência, a gravidez indesejada e os transtornos alimentares são apenas alguns deles.

Para que esta fase seja aproveitada o máximo possível sem provocar danos para o resto da vida,a participação da família, dos amigos e do médico pediatra é fundamental, uma vez que o acompanhamento e a orientação do jovem pode

photo credit: philippe leroyer via photopin cc

photo credit: philippe leroyer via photopin cc

ajudá-lo a se tornar um indivíduo consciente de suas responsabilidades, deveres e direitos.

Uma das coisas que o adolescente espera em seu íntimo é saber que não está sozinho. Porém, mostrar isso a ele, não é uma tarefa fácil, já que se sente incompreendido por todos.

Se para família lidar com o filho adolescente é uma atividade difícil, imagine para o médico pediatra. É preciso atenção aos sinais de transtornos alimentares, do uso das drogas, do álcool, de orientação ao uso demétodos contraceptivos e de acompanhamento das transformações do paciente.

Por este motivo, um dos cursos do pré-congresso, pensado para aprofundar a Hebiatria para os pediatras é Atendimento ao Adolescente. O objetivo é sanar dúvidas e compartilhar experiências por meio da discussão de casos clínicos.

Os temas selecionados pelas coordenadoras, Dra. Marisa Lazzer Point, presidente do Departamento de Adolescência da SPSP, e a Dra. Andrea Hercowitz, para este ano são: metabolismo, violência e comportamento de risco (bullying, uso de álcool e drogas), modismos e estéticas e alterações da puberdade.  O curso começa às 8h e termina às 18h, no dia 16 de Março.

Segundo a Dra. Andrea Hercowitz, o atendimento ao adolescente possui peculariedades: “Atendê-lo do mesmo modo que se atendem as crianças é um erro e uma perda de oportunidade para formação víncul0 médico-paciente e seu tratamento adequado”.

A Dra. também destaca algumas dificuldades no atendimento, como: aquisição da atenção e confiança do paciente adolescente, abordagem de assuntos como sexualidade, uso de drogas lícitas e ilicítas, e também o relacionamento interpessoal com a família e os amigos. “O Congresso de Pediatria de São Paulo tem tido nos últimos anos uma qualidade de cursos excepcional. Acredito que neste ano não será diferente e espero poder contribuir com o nosso curso pré congresso e  com as aulas que serão ministradas pelos membros do Departamento de Pediatria da SPSP durante todo o evento”, conclui.

Lembrando que para participar é preciso fazer a inscrição no congresso. Por isso, não perca tempo. Se inscreva: clique aqui

Deixe suas dúvidas e experiências.

photo credit: Malingering via photopin cc

photo credit: Malingering via photopin cc


O que você achou? deixe suas dúvidas, ou comentários!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Mais artigos

1° dia do Congresso Paulista de Pediatria 13° congresso Paulista de Pediatria; desconto congresso Adolescente Adolescência Adriana Mazzoni Aleitamento Materno atendimento ao adolescente banco de leite BLH Cirurgia pediátricia Conferências conferências congresso congresso congresso paulista congresso paulista de pediatria Congresso Paulista Pediatria Congressos SP 2013 crise curso de pressão arterial curso de transporte de recém-nascido curso pré-congresso pediatria curso sobre acções cirúgicas Cursos Pré-congresso Departamento de Saúde Mental da SPSP dificuldades na cirurgia doenças em crianças doenças graves em recém-nascido Dra. Lucia Bricks Eliana Guidoni Evento SPSP ferreira Fotos congresso Gripe Gripe Suína HAS na Criança hipertensão Influenza A inscri inscrições para o congresso paulista de pediatria Livros SPSP Lucia Coutinho medida de pressão Medida de pressão arterial na infância Miram Silveira morte por influenza nefrologia Neonatal neonatologia Novas Publicações Odontopediatria paulista pediatria 2013; desconto Pediatria ponto e contraponto Pressão arterial em criança recém-nascido Recém-nascido; colóquios; congresso; sinais de risco recém-nascido de muito alto risco rede internacional de leite Saúde Mental saúde mental dos recém-nascidos Saúde Oral Saúde Oral da Criança e do Adolescente Segurança Infantil Sinais de alerta em recém-nascido sinais de doenças em crianças São Paulo Série Atualizações Pediátricas TDAH teste do coraçãozinho teste neonatal Transporte do Recém-nascido tubo Vacina Influenza vada valva
%d bloggers like this: