Início » Bem estar da Criança e do Adolescente! » Medi a Pressão Arterial e agora?

Medi a Pressão Arterial e agora?

Embora seja uma das atividades mais comuns no consultório médico, na hora de medir a pressão arterial do paciente, ainda existem muitas dificuldades, como: a escolha do manguito e o aparelho mais adequado em cada faixa etária pediátrica, o posicionamento do paciente, a técnica mais adequada e a interpretação correta do resultado.

Pensando nisso, o curso Técnicas de Medida de Pressão Arterial em Pediatria foi formulado pela Dra. Benita Schvartsman e Dra. Eliana Guidoni com o intuito de esclarecer as principais dúvidas do dia a dia dos profissionais e também estudantes de medicina.

O curso acontecerá no pré-congresso, dia 16 de Março, das 14h às 18h e possui 60 vagas. Para saber mais, acesse: http://www.paulistapediatria.org.br/curso13.pdf

A Dra. Eliana Guidoni, integrante do Departamento de Nefrologia da SPSP, destaca alguns aspectos que norteiam o assunto e como a realização correta do procedimento pode beneficiar o paciente.

Deixe suas dúvidas e sugestões.

Medida de Pressão Arterial na Infância

photo credit: Alex E. Proimos via photopin cc

photo credit: Alex E. Proimos via photopin cc

A Hipertensão Arterial (HAS) na criança, atualmente, é mais reconhecida pelo pediatra, que se preocupa mais com a avaliação da pressão arterial, mesmo na criança pequena.  Mas, o tema, pela sua complexidade, ainda requer reforço e orientação para que atuem com segurança.

No curso, serão apresentados e discutidos os diversos materiais e aparelhos de aferição oferecidos no mercado, disponíveis em pronto socorro, consultórios e UTI. O emprego correto, qualidade e confiabilidade de cada tipo/modelo, serão discutidos, alertando para os principais erros, considerações e diferenças na avaliação dos resultados obtidos, de acordo com a faixa etária e o IMC do paciente.

Alguns casos clínicos serão discutidos com o diagnóstico por imagem. Um dos destaques é a abordagem do adolescente obeso com pressão arterial alterada. São pacientes cada vez mais frequentes, principalmente após a inserção da Hebiatria, sendo muitas vezes de difícil avaliação, tanto com relação ao emprego de técnica correta na avaliação da PA, quanto referente à interpretação dos resultados e orientação terapêutica.

O principal benefício do diagnóstico correto é a detecção precoce e confiável dos casos de HAS, se possível numa fase de pré-hipertensão ou hipertensão em estágio 1, passíveis de orientação e medidas gerais que evitem ou minimizem a necessidade de medicamentos. Se o pediatra realiza a medida periódica da PA durante todo o crescimento e desenvolvimento da criança, e, em determinado momento, detecta sinais de risco de HAS, o paciente e sua família, quando alertados precocemente, tendem a ser mais cooperativos, interessados e aderentes ao tratamento proposto.

                       

Eliana Biondi Medeiros Guidoni

                        Doutora em Pediatria pela FCMSCSP,

                        Professora Assistente da Faculdade de Ciencias Médicas da Santa Casa de SP,

                        Assistente do Serviço de Nefrologia Infantil do Departamento de Pediatria e Puericultura da Santa Casa de SP


O que você achou? deixe suas dúvidas, ou comentários!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Mais artigos

1° dia do Congresso Paulista de Pediatria 13° congresso Paulista de Pediatria; desconto congresso Adolescente Adolescência Adriana Mazzoni Aleitamento Materno atendimento ao adolescente banco de leite BLH Cirurgia pediátricia Conferências conferências congresso congresso congresso paulista congresso paulista de pediatria Congresso Paulista Pediatria Congressos SP 2013 crise curso de pressão arterial curso de transporte de recém-nascido curso pré-congresso pediatria curso sobre acções cirúgicas Cursos Pré-congresso Departamento de Saúde Mental da SPSP dificuldades na cirurgia doenças em crianças doenças graves em recém-nascido Dra. Lucia Bricks Eliana Guidoni Evento SPSP ferreira Fotos congresso Gripe Gripe Suína HAS na Criança hipertensão Influenza A inscri inscrições para o congresso paulista de pediatria Livros SPSP Lucia Coutinho medida de pressão Medida de pressão arterial na infância Miram Silveira morte por influenza nefrologia Neonatal neonatologia Novas Publicações Odontopediatria paulista pediatria 2013; desconto Pediatria ponto e contraponto Pressão arterial em criança recém-nascido Recém-nascido; colóquios; congresso; sinais de risco recém-nascido de muito alto risco rede internacional de leite Saúde Mental saúde mental dos recém-nascidos Saúde Oral Saúde Oral da Criança e do Adolescente Segurança Infantil Sinais de alerta em recém-nascido sinais de doenças em crianças São Paulo Série Atualizações Pediátricas TDAH teste do coraçãozinho teste neonatal Transporte do Recém-nascido tubo Vacina Influenza vada valva
%d bloggers like this: